Agência FAPESP

10/12/2004

Brasileiros ganham prêmio inédito

Agência FAPESP - O Critical Assessment of Microarray Data Analysis (Camda) é um concurso internacional realizado anualmente nos Estados Unidos que premia a capacidade intelectual de uma equipe de cientistas em gerar e analisar dados de biologia molecular.

Na cerimônia de entrega da edição de 2004 do prêmio, realizada no mês passado, ocorreu uma grande surpresa. A competição, organizada pela Duke University, foi vencida por uma equipe formada por pesquisadores de diversas unidades da Universidade de São Paulo. É a primeira vez, em cinco anos do prêmio, que uma universidade de fora dos Estados Unidos é a ganhadora.

Equipe formada por pesquisadores de diversas unidades da USP conquista o primeiro lugar no concurso Camda 2004 (foto: Jornal da USP)

O grupo brasileiro teve como coordenadores os professores Junior Barrera, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (MAC-IME-USP), e Hernando Antonio del Portillo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP).

No concurso, o objetivo foi analisar um mesmo conjunto de dados oferecido pela organização. Nesse ano, foram selecionados dados gênicos do ciclo de vida do parasita da malária.

Segundo disse Barrera à repórter Marcia Furtado Avanza, do Jornal da USP, que esteve na Carolina do Norte para acompanhar o concurso, os dados já estavam sendo trabalhados pela equipe brasileira, antes de ela ser escolhida para participar do Camda 2004.

Barrera explica que foi possível obter o primeiro lugar pela adoção de um modelo matemático mais adequado para representar a interação entre genes. Com isso, os pesquisadores da USP puderam fazer a classificação funcional de alguns genes, que os outros grupos não conseguiram. Os brasileiros, únicos latinoamericanos no evento, competiram com norte-americanos e com europeus.

Outra característica importante do grupo vencedor, apontada pelos integrantes, foi a multidisciplinaridade. “Há representantes de diversas áreas do conhecimento e a disposição de trabalhar em conjunto, aliada à humildade de todos os participantes, foi fundamental para o resultado”, disse Carlos Alberto de Bragança Pereira, do Departamento de Estatística (MAE-IME-USP), à Agência FAPESP.

Um ponto alto da conquista, de acordo com os participantes, foi provar que no Brasil são feitas análises de dados (principalmente de biologia molecular) comparáveis as mais avançadas e bem sucedidas análises realizadas em outras partes do mundo.

Completam a equipe vencedora: o Professor Roberto Marcondes César Jr. (MAC-IME) e os pesquisadores David Correa Martins Junior, Ricardo Zorzetto N. Vêncio, Florência G. Leonardi, Fernando Merino e Márcio M. Yamamoto.

David é aluno de doutorado dos professores César e Barrera; Ricardo é aluno de doutorado do professor Bragança; Florência era aluna de doutorado do professor Barrera; Fernando e Márcio são, respectivamente, pós-doutorando e doutorando sob orientação do professor Del Portillo.

A íntegra da reportagem do Jornal da USP sobre o prêmio pode ser lida no endereço: www.usp.br/jorusp/arquivo/2004/jusp710/pag06.htm.