Aula 20 (Watershed)

Figuras da página 4 do arquivo water.pdf/ps, de melhor qualidade, e alguns comentários

Função unidimensional (sinal original)

Gradiente da função acima

Função marcadora

Resultado final da mudança de homotopia
Sinal original, máscara (marcador invertido), e sinal resultante da mudança de homotopia sobrepostos. O operador mudança de homotopia recebe como entradas os sinais original e máscara e devolve como saída o sinal com homotopia modificada. O sinal resultante terá bacias de captação (vales) apenas nos pontos que foram marcados (todos os outros vales são "soterrados").

Ao se aplicar o operador watershed na imagem com a homotopia modificada, serão criadas as linhas de partição de águas em torno dos vales. Se existem dois vales vizinhos, a tendência é que estas linhas fiquem numa distância intermediária entre os dois vales (aqui é utilizada a noção de distância geodésica). Por causa disso, muitas vezes é interessante termos marcadores internos e externos aos objetos que queremos segmentar, como no caso dos blocos.




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