chmod:
Todos os arquivos em um sistema Linux tem um dono (da lista de usuários do sistema, normalmente em /etc/passwd) e pertencem a um grupo (da lista de grupos do sistema, normalmente em /etc/group). Existem permissões de leitura (r), escrita (w) e de execução (x) para o dono (u) (user), para o grupo (g) (group), e para os outros (o) (others). Para visualizar o dono, grupo e as permissões de um arquivo ou diretório, usamos o comando: ls -l (ver figura).

As permissões são mostradas com uma série de letras e traços. A primeira posição mostra se é um diretório (d). Outras posições mostram as permissões do dono (u), do grupo (g) e dos outros (o), em grupos de 3, na seqüência rwx (leitura, escrita e execução). Mostra ainda o nome do dono e o grupo a que pertence o arquivo.

Para mudar as permissões do arquivo (ou diretório), usa-se o comando chmod (change mode) seguido das novas atribuições e o nome do(s) arquivo(s) a serem afetados. Estas atribuições podem ser dados como um número ou como letras. Como números, são três dígitos que variam de 0 a 7. Um dígito para cada parte: dono (u), grupo (g) e outros (o). Cada dígito é formado pela soma das atribuições: 1 para execução (x), 2 para escrita (w) e 4 para leitura (r). Portanto, temos as seguintes possibilidades:

Tabela 1:
0 --- Nenhum
1 --x Execução
2 -w- Escrita
3 -wx Escrita e execução
4 r-- Leitura
5 r-x Leitura e execução
6 rw- Leitura e escrita
7 rwx Leitura, escrita e execução

Exemplo:

chmod 740 exemplo

O arquivo (ou diretório) exemplo passa a ter permissão de leitura, escrita e execução para o dono (u), Leitura para outros usuários do grupo (g) e nenhuma permissão para pessoas fora do grupo (o).


tar & gzip:
Sob UNIX há alguns aplicações extensamente usadas para empacotar e comprimir arquivos. Tar é usado para guardar, é como o PKZIP ou Winzip mas não comprime, apenas empacota. Fazer um pacote novo:

tar -cvf <archive_name.tar> <file> [file...]

Para extrair arquivos de um pacote:

tar -xpvf <archive_name.tar> [file...]

Para listar o conteúdo de um pacote:

tar -tf <archive_name.tar> | less

Você pode comprimir arquivos usando compress que está obsoleto e não deveria ser usado, ou gzip:

compress <file>
gzip <file>

Isso cria um arquivo comprimido com extensão .Z (comprimido) ou .gz (gzip). Estes programas podem comprimir um só arquivo de cada vez. Para descomprimir:

compress -d
gzip -d

Arquivos com extensão .tar.gz ou .tgz (empacotados com tar, depois comprimidos com gzip) são comuns no mundo UNIX, tanto quanto arquivos .ZIP sob Windows. Para listar os componentes de um arquivo .tar.gz:

tar -ztf <file.tar.gz> | less


AVISO: Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.
DISCLAIMER: This is a personal page, and not an official UNICAMP page. Its contents are of entire responsibility of Paulo Miranda.