English version
PRINCIPAL | PUBLICAÇÕES | PESQUISA | PROVA DE ANÁLISE E SISTEMAS | DICAS | SYNTHETIC VESSEL DATASET | DICAS ALUNO IME / USP |




Análise e Extração de Redes Vasculares a partir de Imagens CTA e MRA.

     Com os avanços na área de aquisição não-invasiva de imagens médicas, hoje é possível adquiri-las com alta qualidade. Entretanto, algumas estruturas são de difícil visualização, o que se faz necessário o uso de injeção de contraste a fim de realça-las. É o que acontece com as redes vasculares em aquisições de imagens por Angiografia por Ressonância Magnética (MRA) e por Angiografia por Tomografia Computadorizada (CTA) que atualmente trazem ótimos resultados (fig.1). A partir desse tipo de aquisição, surge a possibilidade de melhorar a análise de redes vasculares por meio de uma extração mais confiável, ao passo que as redes vasculares em imagens de angiografia possuem maior contraste.


Fig.1 - Exemplo de imagem de angiografia [Institut Mèdic per la Imatge- www.imi.es].


     O desafio deste projeto é extrair de forma 3D essas redes vasculares, o que não ocorre de forma trivial. E a partir da geometria 3D extraída, obter infomações para as principais áreas de estudo que são: padrão de ramificação de vasos e medida de diâmetro do lumen (parede interna dos vasos). O estudo dessas áreas se faz útil no diagnóstico de anomalias como estenoses e aneurismas.

     O método a ser desenvolvido para a extração 3D de imagens de angiografia baseia-se em modelos deformáveis geométricos, onde a deformação do contorno é formulada como uma frente de onda que se propaga sendo absorvida pelas paredes dos vasos.

     Este projeto também engloba validar os resultados de uma extração 3D por meio de imagens de um banco de dados de vasos sanguíneos artificiais (fig.2) e ainda validá-los por meio de dados reais.


Fig.2 - Exemplo de simulação de vasos sintéticos.


Bibliotecas a serem utilizadas no projeto:
Linguagem de programação: C++
Bibliotecas: VTK e ITK

Vídeo (download): Vídeo com detecção dos vasos corte a corte(.avi)





maysa (a t) ime.usp.br