MAC0329 - Álgebra Booleana e Aplicações
Primeiro semestre de 2003 --- 23/junho/2003
Nina S. T. Hirata / sala 300-A / nina at ime . usp . br
Resumão do curso
O que se espera ao final do curso
Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha
- aprendido a manipular expressões booleanas (aplicar os
axiomas e leis da álgebra) para colocá-las em alguma forma padrão,
para minimizá-las ou para provar equivalências de expressões
- entendido a relação entre álgebra booleana e os circuitos
lógicos
- dada uma função, aprendido a desenhar um circuito que a realiza,
ou então, verificar quantas portas lógicas são necessárias para a
realização da função.
- dada uma descrição funcional de um sistema relativamente
simples, projetar (especificar) funções booleanas que satisfazem a
descrição.
- aprendido a minimizar expressões booleanas na forma SOP ou POS,
usando o algoritmo QM e também a sua interpretação do ponto de vista
algébrico.
- ficado consciente de que há outras formas/algoritmos de se
minimizar funções (mapa de Karnaugh, algoritmo ISI, Espresso, BOOM,
etc), mas não se espera que o aluno entenda como cada um deles funciona
- entendido que minimização de funções booleanas é um problema
difícil do ponto de vista computacional e importante do ponto de vista
econômico
- minimizar múltiplas funções, PLA
- adquirido alguma idéia sobre minimização multi-níveis. Por que
multi-níveis em vez de 2 níveis ou vice-versa?
- entendido o funcionamento dos circuitos "caixa-preta" tais como
decodificador, multiplexador, codificador e seu uso na memória ROM,
teclado, realização de funções quaisquer.
- adquirido uma visão geral sobre circuitos seqüenciais:
flip-flops, por que seqüenciais e não combinacinais ou vice-versa
(nesta parte em particular, não será exigido que o aluno projete um
flip-flop ou um circuito seqüencial. O máximo que se espera é que dado
um circuito seqüencial, o aluno saiba interperetar o seu
funcionamento).
Conteúdo visto antes da P1
- álgebra dos conjuntos (Parte 1)
- lógica proposicional (Parte 2)
- álgebra booleana (Parte 3)
- introdução a circuitos de chaveamento / circuitos lógicos (NÃO há
notas de aula). Ref.[1]
Conteúdo visto depois da P1
- Minimização lógica 2 níveis de funções boolenas
- algoritmo QM + método de Petrick (Parte 5 + [2])
- minimização na forma SOP (e/ou POS [2])
- minimização de funções incompletamente especificadas (Parte 5 + [2])
- algoritmo ISI (aplicação do ISI não cai na prova) (Parte 5)
- minimização de múltiplas funções (Parte 6 +
[2])
- PLA (Parte 6 + [2])
- O programa para minimização Espresso ([2], não cai na prova)
- Minimização lógica mlti-níveis de funções boolenas [4]
- Decodificadores
- Multiplexadores
- Codificadores
- Implementação de função usando decodificadores/multiplexadores
- Exemplos: teclado, (P)ROM
- Circuitos sequenciais [4]
- Flip-flops (não é necessário decorar os tipos de flip-flops, mas é bom
saber analisá-los se um deles é dado)
- Exemplos: verificador de paridade, contador
- Projeto de circuitos seqüenciais (não cai na prova) --> não há
notas nem material no xerox (quem tiver interesse, favor me procurar)
Referências
1. "Mendelson, E. (1977). Álgebra Booleana e Circuitos de
Chaveamento. Mcgraw-Hill."
2. "Hill, F. J. and Peterson, G. R. (1981). Introduction to
Switching Theory and Logical Design. John Wiley, 3rd edition."
3. Notas de aula
4. Material disponível na "Xerox do bloco B" (não tem equivalente nas
notas de aula) --- Pasta 12
- Funções booleanas e unicidade da forma SOP (pág. 402 a 417 do
livro do Garnier & Taylor
- Decodificadores, multiplexadores, memória
(flip-flops), um pouco sobre circuitos seqüenciais -- pág.193-209 e 226-241 do livro de Hill & Peterson (4th edição)